A Lenda de “Zombie” em Detalhes: The Cranberries no Vevo Footnotes
A banda The Cranberries acaba de lançar um vídeo da série Vevo Footnotes que é um prato cheio para quem adora descobrir os segredos por trás dos grandes sucessos. Desta vez, o clássico que está sendo dissecado é o hino atemporal “Zombie”.
Para quem ainda não conhece, a série Vevo Footnotes é um recurso incrível que transforma a experiência de assistir ao clipe. Enquanto a gente revive a força da música, o vídeo exibe na tela uma série de fatos, curiosidades de bastidores e citações que aprofundam a história da produção.
Lançada em 1994, “Zombie” não é apenas um dos maiores hits dos Cranberries; é uma poderosa canção de protesto. O vídeo revela que a inspiração veio diretamente da tristeza e raiva de Dolores O’Riordan com a violência, especialmente em relação ao conflito conhecido como The Troubles na Irlanda do Norte. A própria Dolores explica, em uma citação resgatada no vídeo: ela foi motivada a escrever a música por estar infeliz com o fato de que pessoas inocentes estavam sendo mortas.
A produção do clipe, um marco visual que ajudou a catapultar a música, também é detalhada. Dirigido por Samuel Bayer (o mesmo de clipes icônicos como “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana), ele mostra a equipe filmando em Belfast, capturando a tensão real da época, com tanques e soldados nas ruas. Uma das passagens mais curiosas conta que, em um momento de tensão, um soldado britânico chegou a apontar a arma para a câmera, mas relaxou ao saber que estavam filmando para o The Cranberries, antes de mandar a equipe sair.
O Vevo Footnotes é, portanto, uma oportunidade de ouro para entender não só a técnica de gravação da música, que trouxe um som mais pesado para a banda, mas, principalmente, a emoção e o contexto histórico que transformaram “Zombie” em um hino que ressoa até hoje. Vale a pena conferir e ter uma nova perspectiva sobre a música!